COMPORTAMENTO E ADESÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO
- Gabriela Rozas
- 14 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2022
Por todo canto vemos matérias como:
“Benefícios da atividade física”, “Atividade física ajuda na saúde mental”.
Sabemos que isso é verdade e temos milhares de pesquisas cientificas comprovando.
Mas por que é tão difícil iniciar e manter o exercício físico? Estes são pontos que os profissionais de saúde mais enfrentam no seu dia a dia. Se você quer ter todos os benefícios, não basta só começar, mas também dar continuidade para que as mudanças no corpo ocorram.
Quando se fala nas razões para que as pessoas iniciem a prática são: controle peso, redução de risco de doenças cardiovasculares, redução do estresse e melhora da saúde mental, sensação de satisfação, autoestima, socialização e outros. E geralmente estas são as justificativas para não fazer: falta de tempo, de energia, motivação, dinheiro... e não quer dizer que elas não sejam reais, sim, elas são reais.
Mas se colocarmos na ponta do lápis, das pesquisas e no que mais importa na nossa vida, manter a saúde vale muito mais a pena. Porém, todavia, entretanto... sabemos que “o buraco é muito mais embaixo!”
O ponto que quero chegar é: toda e qualquer mudança de comportamento é difícil e gera desconforto e isso é um fato! Mas os frutos e resultados DE QUALQUER COISA na vida vem da constância e disciplina.
É... sinto informar, mas não tem fórmula mágica! É ir mesmo sem vontade, mesmo que doa, que “sue bicas” e pode ter certeza que independe do seu objetivo, irá ter seu resultado! Mesmo que demore um pouquinho... E tenha paciência, porque só aí você vai manter o comportamento. É o famoso “ver para crer”, verá as mudanças acontecendo e isso será a sua maior motivação.
E partindo desse pressuposto, lanço uma pergunta: Como praticante de atividade física, você gostaria de ter um acompanhamento mais palpável das mudanças, de curto prazo e que te dê mais um motivo para suar e sentir dor (rsrs) com dados científicos que você mesmo gera com a sua constância? Me digam aqui nos comentários e depois falo mais sobre isso.







Comentários